PECUS - Cadastro de IATF

O IATF, ou inseminação artificial em tempo fixo, nada mais é do que uma técnica onde é determinado o dia e horário que um lote de fêmeas serão inseminadas. Esse manejo irá sincronizar a ovulação das fêmeas bovinas por meio da administração de medicamentos em dias predeterminados.


Passo 1


O primeiro passo é cadastrar o estoque de sêmen (caso ainda não tenha sido registrado).

Caminho: Reprodução > Lançamentos > sêmen. Para cadastrar basta clicar em ‘+’, neste ponto é necessário que já tenha cadastrado a ficha do reprodutor, sendo animal externo ou não.


Passo 2


Cadastro do Protocolo. Caminho: Reprodução > Lançamentos > IATF > Protocolos.

Para cadastrar clique no ‘+’, apenas as informações em negrito são obrigatórias.




Passo 3


Implante ou Implante em grupo Reprodução > Lançamentos > IATF > Implante/Implante em Grupo (Vários animais com o mesmo protocolo).


Para selecionar os animais você deve digitar o campo de identificação escolhido e em seguida ‘Inserir’, ou simplesmente arrastar os animais desejados do formulário de visualização de animais.


Preencha as informações com a data do implante a na aba ‘Retirada’ preencha a Data da retirada corretamente. Após as informações das duas abas terem sido preenchidas clique em ‘salvar’.




Passo 4


Faça a cobertura em Reprodução > Lançamentos > Coberturas / Coberturas em grupo. Neste momento é importante que a data da cobertura seja a mesma data do implante para que haja vinculação dos lançamentos, também é importante que selecione o tipo como IATF e não somente inseminação. Após isso basta seguir os passos de diagnóstico e parto padrões.