PECUS - Cadastro de IATF
O IATF, ou inseminação artificial em tempo fixo, nada mais é do que uma técnica onde é determinado o dia e horário que um lote de fêmeas serão inseminadas. Esse manejo irá sincronizar a ovulação das fêmeas bovinas por meio da administração de medicamentos em dias predeterminados.
Passo 1
O primeiro passo é cadastrar o estoque de sêmen (caso ainda não tenha sido registrado).
Caminho: Reprodução > Lançamentos > sêmen. Para cadastrar basta clicar em ‘+’, neste ponto é necessário que já tenha cadastrado a ficha do reprodutor, sendo animal externo ou não.
Passo 2
Cadastro do Protocolo. Caminho: Reprodução > Lançamentos > IATF > Protocolos.
Para cadastrar clique no ‘+’, apenas as informações em negrito são obrigatórias.
Passo 3
Implante ou Implante em grupo Reprodução > Lançamentos > IATF > Implante/Implante em Grupo (Vários animais com o mesmo protocolo).
Para selecionar os animais você deve digitar o campo de identificação escolhido e em seguida ‘Inserir’, ou simplesmente arrastar os animais desejados do formulário de visualização de animais.
Preencha as informações com a data do implante a na aba ‘Retirada’ preencha a Data da retirada corretamente. Após as informações das duas abas terem sido preenchidas clique em ‘salvar’.
Passo 4
Faça a cobertura em Reprodução > Lançamentos > Coberturas / Coberturas em grupo. Neste momento é importante que a data da cobertura seja a mesma data do implante para que haja vinculação dos lançamentos, também é importante que selecione o tipo como IATF e não somente inseminação. Após isso basta seguir os passos de diagnóstico e parto padrões.