Perguntas frequentes

Pecus

Cadastro de Animais


Para realizar o lançamento de novos animais no sistema, acesse a opção Pecus>Animais>Cadastrar e preencha as informações do animal. Campos em negrito são de preenchimento obrigatório. Já os demais campos ficam a critério. Porém, este processo apenas permite o lançamento de um animal individualmente.

Para um lançamento mais rápido e prático de múltiplos animais no sistema, com características semelhantes (mesma raça, idade, sexo, etc), selecione o número de animais que deseja cadastrar no campo “Fichas sequenciais”, preencha a ficha normalmente, com o número de manejo contendo apenas números, e clique para “Salvar”. Serão criados, então, o número de animais indicados, com a distinção apenas do número de manejo, que assumirá uma sequencia numérica a partir do número preenchido na ficha original. Já para cadastrar um grande número de animais que não possuam as mesmas características base, ou para selecionar números não sequenciais de manejo, há também a opção de importação de planilha excel. Para isto, acesse a opção Pecus>Animais>Visualizar>Arquivo> Importar>Animais.

Crie um arquivo excel .xls (versão habilitada para leitura do excel 2003), e preencha a primeira linha do arquivo com os títulos dos campos que deseja importar. Para verificar o nome correto de cada campo, em Animais > Visualizar > Arquivo > Importar > Animais > Colunas do Excel, observe o segundo nome de cada coluna (ex: Para Nascimento, preencha no excel “DataNascimento”).

E marque, no Landsoft, as colunas que desejará importar. Por fim, clique no ícone de pasta amarela, ao lado do campo de texto, e selecione o arquivo .xls para importação. Clique em “Ler Arquivo”, verifique linha por linha se há mensagem de inconsistência (nomes de locais inexistentes, raças não cadastradas, etc), selecione todos e clique em importar.




Lançamento de IATF


Para realizar o controle reprodutivo via IATF, primeiro você deverá se certificar de cadastrar todas as matrizes inseminadas, e os reprodutores. (no caso de reprodutores externos, na ficha individual do animal desmarque a opção "rebanho").

Em seguida, no módulo Pecus > Reprodução > Lançamentos acesse a opção "sêmen". Para cadastrar o estoque de sêmen, clique no ícone amarelo "+" na parte inferior da tela, digite o número de manejo do reprodutor, e preencha as demais informações e salve.

Em seguida, você poderá cadastrar a cobertura acessando a opção de mesmo nome em Pecus > Reprodução > Lançamentos > Coberturas. Na aba que se abrirá, digite o número de manejo da matriz inseminada, do reprodutor, clique em checar para ambos, e selecione a opção IATF para o tipo da cobertura. Preencha as demais informações e salve.

Caso sejam realizadas múltiplas coberturas antes de um diagnóstico, você poderá selecionar a negativa das coberturas anteriores sempre que lançar uma nova no mesmo processo reprodutivo.

Após isto, acesse a opção diagnóstico, e siga o mesmo procedimento de cadastro da cobertura descrito acima. Neste caso, ao invés de selecionar o tipo, será preenchido o resultado do diagnóstico. Caso haja múltiplas coberturas, você poderá selecionar a referente ao resultado. No caso positivo, as demais coberturas lançadas para aquele animal, neste processo reprodutivo, serão negativadas.

Para cadastrar o protocolo (processo não obrigatório), acesse a opção IATF>Cadastrar.

Por fim, para o parto, Reprodução>Lançamentos>Partos, digite o número da matriz, clique para checar, e preencha as demais informações com bastante atenção, para o lançamento do novo animal no sistema.





Phytos


Máquinas


Negócios


Finanças


Recursos Humanos


Pessoas


Geral

Reorganização dos Subitens


O Landsoft.NET possui uma estrutura de subitens em um menu lateral, organizados para otimizar seu tempo no uso completo do software.
Porém, é normal que o uso de cada funcionalidade de controle varie de administração para administração, fazendo com que subitens localizados na parte inferior da tela sejam mais utilizados que os localizados mais acima.
Para isto, o Landsoft.NET permite a alteração da ordem dos itens do menu lateral, permitindo que você utilize o software da forma mais otimizada possível.
Quando quiser alterar a ordem de qualquer menu lateral, basta clicar com o botão esquerdo do mouse, sobre o subitem escolhido, e arrastar para cima ou para baixo, e soltando na posição que achar mais adequada.




Segurança de Dados


A segurança dos dados de sua fazenda é muito importante para o Landsoft.NET, por isto, a chave de acesso às informações de seu banco de dados é sigilosa, e fornecida apenas para os usuários permitidos no momento da contratação do software.

O fornecimento desta chave deve ser feito apenas para usuários de confiança, e somente alterada em caso de necessidade maior.

A autorização para a instalação de novos usuários deve ser sempre, portanto, solicitada por um destes usuários administradores que já possuem a chave de acesso, ou uma atualização no cadastro de usuários confiáveis deve ser realizada.

Lembramos sempre que o cadastro de usuários e seus perfis de acesso devem ser mantidos atualizados. Prese pela segurança. Entre em contato com o suporte sempre que que seu quadro de usuários for alterado.




Unidade de Controle e Locais


A primeira informação a ser cadastrada no sistema, independente do módulo de controle a ser utilizado, é a listagem de locais e unidades de controle. O Landsoft.net oferece uma ampla gama de informações para o produtor rural, para isto permite a gestão de múltiplas fazendas em um mesmo banco de dados. Porém, para que esta utilização seja adequada, é preciso se atentar a lançar corretamente, dês de o início do uso do software, esta listagem.

Por “Unidade de Controle” entenda fazendas e escritórios administrativos. Esta unidade pode ser restrita, posteriormente, ao acesso de apenas os usuários daquela administração, o que leva a um maior controle de acesso interno às informações. Já os “Locais” seriam as repartições físicas da unidade, ou seja, os pastos, currais, almoxarifados, escritórios, salões, etc. Estes locais apenas são acessados através de suas devidas unidades de controle.

Para começar a utilizar o software de gestão Landsoft.net é preciso, antes, portanto, planejar adequadamente esta listagem a ser inserida no programa através da função Geral/Locais/Locais. O cadastro deverá ser realizado primeiro da unidade de controle, para somente após, os locais referentes à unidade. E este cadastro é composto por quatro campos simples: Nome, Grupo, NIRF e Interface. Para inserir uma unidade de controle, clique no botão “+” de cor amarela, localizada na parte inferior do campo intitulado com o mesmo nome.

O campo nome deve ser escolhido afim de ser intuitivo sua conexão com a unidade real de controle, ou seja, deve ser o nome da fazenda, ou o nome utilizado no dia a dia para o escritório administrativo, ou para qualquer outro tipo de unidade de controle a ser inserida. Lembramos que, como padrão para todo o sistema, as únicas informações obrigatórias para o cadastro em qualquer tela serão aquelas em negrito. Neste caso, o nome da unidade é esta única informação obrigatória a ser inserida.

O campo grupo refere-se ao grupo de controle da unidade, ou seja, em caso de uma gestão de múltiplas fazendas onde existem também múltiplos grupos de referência, ou responsáveis fiscais, este campo apontará aquele referente a unidade específica. Para inserir um grupo, clique com o botão direito do mouse sobre o campo e selecione a opção “Lista de Grupos”.

Então clique no botão “+” amarelo localizado na parte inferior da listagem.

Preencha o cadastro do nome, e da abreviação e logo em seguida clique no botão “Salvar”.

NIRF será referente ao documento de gestão vinculado ao Sisbov, e a Interface é vinculada ao software de gestão fiscal CIGAM, após adicionar as informações clique no botão “Salvar”.

Após o cadastro da unidade de controle, devem ser inseridos os locais que a repartem. Para isto, caso já tenha sido cadastrado mais de uma unidade, clique sobre a unidade referente antes de inserir seus respectivos locais. Em seguida, clique no botão “+” localizado na parte inferior do campo para inserir as informações.

Neste caso, o cadastro de locais exige o preenchimento obrigatório de todos os seus campos, o que pode ser verificado através da observância de que todos os campos do cadastro estão em negrito. São estes campos local, a abreviação, e o tipo. Como no caso da unidade, o nome deve ser escolhido de forma intuitiva a ser relacionado ao local real da administração. O campo da abreviação serve apenas para uma ajuda na distinção dos locais.

O tipo do local refere-se ao foco administrativo do mesmo: administração, agricultura, pecuária, sede, maquinário, almoxarifado, etc. Para inserir um novo tipo clique com o botão direito do mouse sobre o campo e selecione a opção “Listagem de Tipos de locais”.

Clique sobre o botão “+” amarelo localizado na parte inferior da listagem.

Preencha o cadastro do nome, e da abreviação e clique no botão “Salvar”.

Após preencher o cadastro do nome, e da abreviação e tipo, clique no botão “Salvar”.

Após o começo do uso da gestão oferecida pelo landsoft.net novos locais e unidades de controle podem ser inseridos a qualquer momento, bem como editadas todas as informações cadastradas. Porém, uma unidade/local somente pode ser excluída do sistema se não houver informações cadastradas em sua vinculação. Portanto, muita atenção no controle de locais e unidades, esta gestão está no centro de sua administração interna com o software. Utilize a “Listagem de Locais” para verificar a árvore administrativa. Esta é ancorada por Unidade de Controle/Grupo/Locais. Podendo ser filtrado os locais por tipo na seleção.





Materiais


LCDPR


Aplicativo de Coleta de Dados


Equipamentos Homologados

Equipamentos


Quando realizar a compra de um equipamento de leitura de brincos, como bastões RFID, sempre verifique nossa lista de equipamentos já homologados.

Desta forma, poderá se certificar de que o equipamento comprado se conecte com nosso aplicativo Landsoft Android, facilitando ainda mais o controle de seu rebanho.

A mesma atenção deve ser dada à compra de balanças. Sempre verifique a lista de balanças homologadas com nosso sistema.

A homologação de novos equipamentos é um serviço terceirizado e, por tanto, sujeito a cobrança.