PECUS - Como abrir e encerrar uma lactação

A Lactação é o período de produção de leite de uma Matriz e se inicia a partir do parto até 10 meses depois do mesmo, onde é interrompido ficando assim um período de 60 dias seca até o próximo parto onde se iniciará também a nova lactação.


Passo 1


Antes de tudo é importante verificar se todas as matrizes leiteiras estão com a opção “controle leiteiro” marcado na Ficha individual do animal na aba Reprodução.

Caminho Pecus > Animais > Visualizar > “Duplo Clique na Matriz“ > Aba Reprodução > Marcar Controle Leiteiro.




Passo 2


Após realizar a cobertura, o diagnóstico e o parto, a Lactação será aberta automaticamente. Inserir as pesagens de leite (Ordenhas) semanalmente ou de 15 em 15 dias para que o sistema calcule corretamente a curva de lactação. Durante o período de produção os relatórios: ‘Animais em Lactação’ e ‘Matrizes em Produção’ ficam disponíveis para consulta, são relatórios de análise da lactação atual.




Passo 3


Faltando 60 dias para o parto da matriz é feita a secagem, assim finalizando a Lactação.

Caminho Pecus > Controle Leiteiro > Lactações > “Coloque o número da matriz” e clique em ‘checar’.

Visualize a Lactação em aberto, de um duplo clique em cima e preencha com a data de encerramento e os demais campos que achar necessários ou desejáveis, clique em ‘Calcular’ e ‘Salve’, a lactação estará encerrada.