PECUS - Como alterar a categoria do animal

Para fazer o manejo animal Alterando sua Categoria (Na ficha individual é classificada como ‘Situação’) deve-se atentar ao local de cadastro correto, no caso essa informação deve ser alterada por movimentação e não pela Ficha ou pela função ‘Alterar em Grupo’. Estas devem ser utilizadas somente em caso de correção, visto que dessa forma as tabelas de movimentação não são incluídas.


Para fazer movimentação de ‘Altera Categoria’ acesse:

Pecus > Movimentações > Cadastrar > Tipo de Movimentação: Altera Categoria.


Na aba ‘Detalhes’ preencha as informações, o campo ‘Categoria’ a esquerda se refere a nova categoria do animal e o ‘Cat. Anterior’ a direita se refere a categoria antiga. Ex: Nova Categoria: Touros / Categoria anterior: Garrote.




Obs: A movimentação não aceita animais de locais diferentes, deve-se fazer uma movimentação para cada local especificado.


A desmama de bezerros é feita ao mudar a categoria do mesmo de Bezerro(a) para Novilho(a), quando essa mudança ocorre o sistema já marca a ficha da mãe como “Solteira” automaticamente. Salvo em matrizes leiteiras que a opção ‘Controle Leiteiro’ estiver marcada.


Na aba ‘Animais’ é necessário adicionar os animais que estão sendo alterados, para que as informações da ficha dele sejam modificadas. Para isso basta adicionar pelo campo de inserção ou arrastar os animais da Janela ‘Visualizar Animais’.