PECUS - Como baixar um animal morto

São várias as causas de morte que um animal pode ter na fazenda, estas devem ser adicionadas na tabela ‘Causas de Morte’. Acesse: Pecus > Tabelas > Causa Morte. Adicione as causas de morte que podem ocorrer e sempre que surgir uma não prevista basta adiciona-la clicando no sinal de ‘+’, para excluir basta clicar no ‘x’ ao lado.




O método correto para baixar o animal nestes casos é por Movimentação de Morte, dessa forma o sistema irá contabilizar essa baixa na tabela de movimentação e também baixar o animal na própria ficha individual do mesmo.


Para fazer movimentação de ‘Morte’ acesse:

Pecus > Movimentações > Cadastrar > Tipo de Movimentação: Morte.


Na aba ‘Detalhes’ preencha as informações, o campo ‘Causa Morte’ é referente aos dados preenchidos no passo anterior, clicando com o botão direito você consegue abrir aquela mesma tabela e acrescentar uma ‘causa de morte’, sempre importante colocar a categoria e o local correto do animal. Para seleciona-lo basta ir na aba ‘Animais’, esse passo é importante para que ele esteja na lista e seja baixado também na ficha.




Obs: A movimentação não aceita animais de locais diferentes, deve-se fazer uma movimentação para cada local especificado.


A Na aba ‘Animais’ é necessário adicionar os animais que morreram e estão sendo baixados, para que as informações de baixa na ficha dele sejam acrescentadas. Para isso basta adicionar pelo campo de inserção ou arrastar os animais da Janela ‘Visualizar Animais’.


Obs: A morte não limpa automaticamente o numero da TAG do animal, neste caso, caso ela seja reutilizada é necessário limpar o campo direto na ficha do mesmo em Pecus > Animais > Visualizar > Duplo Clique no animal > Registros > ‘Limpe o campo TAG’ > Clique em Atualizar.